O que é a RESERVA COGNITIVA?
Você sabia que quanto mais “conectado” estiver seu cérebro, mais qualidade de vida terá ao envelhecer? Isso se deve ao conceito que os neurocientistas chamam de “reserva cognitiva”. Explicando melhor, “reserva cognitiva” é a capacidade do cérebro de algumas pessoas conseguirem tolerar ou lidar melhor com alterações cerebrais do que outras.
Este conceito é aplicável tanto à pessoas saudáveis, quanto às que tem um determinado dano cognitivo. No segundo caso, a reserva cerebral pode ser entendida como a quantidade de prejuízo causado por uma doença que o cérebro pode sustentar antes da manifestação clínica dos sintomas.
Medir com exatidão a reserva cognitiva, porém, permanece um desafio.
“Nós tivemos várias observações mostrando que pessoas com maior nível educacional e ocupacional apresentavam menor risco de se tornarem dementes quando acompanhadas ao longo dos anos. Qual seria a explicação para isso?”, questiona o Dr. Yaakov Stern, professor de Neuropsicologia na Columbia University, de Nova Iorque, em entrevista à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
Explicando…
Ele complementa com a resposta: “Existe algo na experiência da escolarização e da profissão que fornece às pessoas, ferramentas para tolerar melhor as alterações provocadas por doenças como o Alzheimer.”
Finalmente, como construir uma boa reserva cerebral durante a vida para garantir envelhecimento com qualidade de vida? A resposta é: Escolaridade, engajamento em atividades cognitivas estimulantes, ocupação profissional mais intelectualizada, vida social ativa, atividades de lazer de cunho intelectual, entre outros.
Segundo o Dr. Stern, viver em um ambiente de aprendizado contínuo é importante. Apesar disso, não podemos nos esquecer de que, é preciso praticar exercícios físicos e manter uma dieta saudável.
E mais…
Os cientistas ainda estão estudando sobre o assunto e algumas questões permanecem em aberto, como a sua localização no cérebro. Alguns afirmam que a reserva cognitiva fica em áreas frontais, outros dizem que ela estaria em regiões posteriores do cérebro.
Porém, a ideia mais aceita é a de que a reserva cognitiva esteja espalhada por todo o órgão.
Finalmente, outro tema que tem sido amplamente divulgado, e a tendência é que tenha cada vez mais amplitude, é a importância de se estimular a reserva cognitiva ao longo da vida, inclusive na terceira idade, pois nunca é tarde para começar.
Confira os fundamentos científicos que relacionam a Covid e o cérebro, explicados pelo médico neurointensivista Dr. Marco Paulo Nanci
Fortaleça sua
RESERVA COGNITIVA
Praticar atividades que estimulam o cérebro, por meio de exercícios que envolvem novidade, variedade e desafio crescente, fortalecem as conexões entre os neurônios, ampliando o seu desempenho e sua reserva cognitiva.
O SUPERA já existe há mais de 15 anos e foi pioneiro em oferecer uma alternativa para ampliar a qualidade de vida dos brasileiros por meio de ginástica para o cérebro.
O curso, oferecido em nossas mais de 350 unidades, possui uma metodologia exclusiva, baseada nos avanços da neurociência. Além de saúde, a prática garante desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas, entregando performance e qualidade de vida aos alunos, seja no ambiente profissional, escolar, social ou familiar.
Interessante, não é mesmo? Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Preencha o formulário no final dessa página e agende uma AULA DEMONSTRATIVA.
Se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos através das redes sociais abaixo.
Você quer conhecer melhor o Método SUPERA?
Fale conosco AGORA MESMO pelo Whatsapp!
Sobre o Autor
2 Comentários
whoah this blog is wonderful i really like reading your articles. Keep up the great paintings! You realize, a lot of people are hunting round for this info, you could help them greatly.
Ok! Thank you.