O jogo de Xadrez e as habilidades cognitivas

O xadrez é um esporte que exige concentração, foco, raciocínio lógico, paciência, visão de jogo e elaboração de estratégias. Todas essas habilidades são potencializadas e treinadas nas aulas de ginástica para o cérebro do Método SUPERA. Não deixe de ler o artigo que fala sobre Kathiê, uma aluna do Supera, que é destaque mundial na prática do xadrez.

Imagine um jogo preto e branco, cheio de quadradinhos, com peças que lembram a idade média. Se pensou xadrez, está no caminho certo. Este jogo tão tradicional, que muitas pessoas já ouviram falar, mas se eu perguntar: “o que é um xeque mate?”, você vai gaguejar ou me responder? Esse jogo serviu de temática para um série, você sabia?

Um pouco de história

Pois bem, vamos conhecer um pouco sobre a história deste jogo incrível. Há algumas teorias, vamos ver cada uma delas. Uma nos conta que o Deus da guerra, Ares, teria feito um tabuleiro para testar suas estratégias de guerra, pois não era um estrategista mas sim um tirano. Ao ter um filho mortal, Ares teria ensinado as regras para o filho e assim passou adiante para a humanidade.

A outra possibilidade nos remonta ao século VI na Índia, no qual, consta que o Rajá (Imperador) perdeu um filho na guerra, ficando deprimido e colocando o próprio reino em declínio. Então um brâmane (uma casta na ordem social da Índia) chamado Lahur Sessa apresentou o chaturanga, uma versão de xadrez mais antiga. Deste momento, o jogo se popularizou até ter um alcance mundial.

As peças do jogo

Breve explicação do funcionamento desse jogo

É um jogo estratégico, que trabalha a concentração, memória e raciocínio lógico, cujo objetivo é destruir o rei adversário. Quem nunca ouviu a expressão “xeque-mate”? Xeque-mate é quando conseguimos atingir o rei adversário. 

O jogo é composto por 64 casas (32 brancas e 32 pretas) e 16 peças brancas e 16 peças pretas. Vamos indicar abaixo a função de cada peça:

  • Rei – peça que precisa ser protegida a todo custo. Só consegue andar e comer uma casa para qualquer lado.
  • Rainha – peça mais valiosa, pois consegue avançar e atacar na diagonal e em retas.
  • Bispo – peça estratégica, pois só avança e ataca na diagonal.
  • Cavalo – esta peça tem uma peculiaridade, é a única capaz de pular outras peças. Cavalo avança e ataca em “L” (1 casa na diagonal e 1 casa em frente).
  • Torre – peça que tem longo alcance, pois só avança e ataca em retas (não pode diagonal).
  • Peão – peça de menor valor, porém é a única peça que ataca de forma diferente a que se desloca. Peão avança somente 1 casa para frente (exceto a primeira jogada, onde o peão pode andar 2 casas) e ataca 1 casa na diagonal à sua frente.

A seguir a descrição de cada peça e respectiva quantidade:

O desenvolvimento das habilidades cognitivas

É um jogo que há séculos têm encantado gerações. É uma excelente ferramenta para ajudar no desenvolvimento das nossas habilidades cognitivas:

  • Memória – Além de exigir que você saiba o nome de todas as peças, movimentos e regras, exige que você saiba quais foram as jogadas anteriores suas e do outro jogador.
  • Atenção – Cada movimento de peça precisa ser muito avaliado, pois se colocar uma peça em uma casa equivocada, poderá por em risco todo o jogo. Portanto, exige uma atenção muito grande.
  • Tomada de decisão – Requer um senso crítico apurado no tocante às decisões, já que, cada escolha implicará no seu desempenho à caminho da vitória (ou derrota).
  • Planejamento: Você precisa antever as jogadas do adversário e ter uma estratégia para organizar seu próximo passo.

Além das habilidades cognitivas, há outras de cunho socioemocional, tais como: paciência, persistência, tolerância à frustração, respeito ao adversário e autoconfiança.

A Netflix lançou “O Gambito da Rainha” no final de outubro de 2020. que se tornou a minissérie mais assistida da história da empresa. Mais de 62 milhões de casas pelo mundo maratonaram a série em seus primeiros 28 dias na plataforma. é uma série que conta a história de uma menina órfã e seu envolvimento com o xadrez. Não deixe de conferir!

Este artigo foi escrito pelo especialista em ginástica para o cérebro João Batista Marques. Atualmente ele é educador do Supera Méier.

Foram consultadas as seguintes referências:

Interessante, não é mesmo? Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Preencha o formulário no final dessa página e agende uma AULA DEMONSTRATIVA.

Se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos através das redes sociais abaixo.

Você quer conhecer melhor o Método SUPERA?

Fale conosco AGORA MESMO pelo Whatsapp!

Sobre o Autor

Método Supera RJ Méier
Método Supera RJ Méier

O Supera – Unidade RJ Méier fica localizado no Méier, na Rua Intendente Cunha Menezes, 30. A nossa unidade foi implantada em Maio/2018.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.