Depois de um ano longe da escola, crianças precisam hoje, mais do que nunca, de uma ajuda extra para superar as perdas de desempenho trazidas pela pandemia. O que pode levar seu filho mais longe? O reforço escolar ou o Método SUPERA?
Mais do que aulas particulares focadas em matérias específicas, é preciso retomar o planejamento de vida dessa geração a médio e longo prazo.
A estimulação cognitiva desde a infância é a chave para construir uma geração mais focada em resolver problemas, com mais motivação, resiliência e desenvolvimento de suas capacidades emocionais e pessoais.
Se você quer ajudar o seu filho a desenvolver todo o potencial que ele tem, esse conteúdo é pra você. Aqui vou te explicar um pouco mais sobre o que é o Método SUPERA e qual a diferença entre o método e o reforço escolar, já que é comum que as pessoas que estão em busca de melhor desempenho escolar durante o processo de aprendizagem se confundam com as duas definições. Então vamos lá!!!
Como será o pós pandemia?
A pandemia acelerou tendências e mudanças que estavam previstas para os próximos anos, como o maior uso do ensino remoto, por exemplo.
Com um mundo mais acelerado e efêmero, ou seja, em constante mudança, as próximas gerações terão como um dos principais desafios, acompanhar essas mudanças, o que exigirá bem mais do que apenas o conhecimento trazido pelo ensino regular.
“Nossas crianças precisam aprender a lidar com um mundo que muda muito rápido e por isso é tão importante trabalhar o estímulo cognitivo. Não para que elas vivam em um constante ciclo de exigências, mas, sim, para que tendo um cérebro ativo e preparado, consigam lidar com essas novas realidades da forma mais serena possível e se desenvolvendo de forma plena e feliz”, explicou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do SUPERA.
3 diferenças entre Método SUPERA e reforço escolar
Há quinze anos o método SUPERA ensina crianças de todo o Brasil a desenvolverem suas habilidades cognitivas e emocionais, melhorando os níveis de concentração, raciocínio e memória.
O reforço escolar é uma das alternativas encontradas pelos pais ou responsáveis quando os filhos apresentam alguma dificuldade nos conteúdos escolares ou porque gostariam de ampliar sua rede de conhecimentos.
Acompanhe a seguir as diferenças.
O Conteúdo
O reforço escolar coloca-se como uma alternativa quando o aluno precisa de auxílio com um conteúdo específico e pontual, como por exemplo contas de divisão ou multiplicação. São conteúdos que, por não apresentarem relação com o cotidiano, perdem sua força de fixação, e, muitas vezes, são esquecidos quando não praticados.
O Método Supera não se limita e por isso não trabalha com conteúdo preestabelecido. Acreditamos que sair da zona de conforto é o primeiro passo para pensar fora da caixa e garantir alta performance escolar.
Por essa razão, trabalhamos com uma diversidade de recursos que garantem mais dinamicidade às aulas:
- Apostilas: desenvolvidas pela nossa equipe de suporte pedagógico, possuem exercícios que ajudam nossos alunos em todas as matérias escolares;
- Jogos: selecionados tendo em mente o desenvolvimento de um conjunto específico de habilidades que impulsionam o desempenho escolar e trabalham a estimulação cognitiva;
- Ábaco: uma ferramenta milenar de cálculos que promove atenção e agilidade de raciocínio, habilidades essas que também impactam diretamente no desenvolvimento escolar.
Acreditamos que ter opções no processo de aprendizado é uma oportunidade de fazer com que o aluno se sinta seguro, e que, ao escolher o meio com que melhor se adapta e extraindo deste todas as possibilidades, tem-se um aumento das capacidades de memorização, assimilação e aplicabilidade do conteúdo nos mais diferentes aspectos da vida.
A metodologia
Um dos conceitos que embasam nossa metodologia é o da metacognição, ou seja, a tomada de consciência das estratégias que cada um usa para aprender. A eficácia da aprendizagem depende da construção de estratégias cognitivas e meta cognitivas sólidas que possibilitam ao indivíduo planejar e monitorar o seu desempenho.
E como a metacognição pode influenciar na motivação?
Pense bem: se o aluno tem capacidade de controlar e administrar os próprios processos cognitivos, isso lhe trará mais responsabilidade, segurança e autonomia com relação às suas próprias capacidades,
O raciocínio
Os conteúdos trabalhados em reforços escolares muitas vezes envolvem a memorização de datas, fórmulas, nomes etc. Essa forma de aprendizado, embora necessária, é relevante até certo ponto.
Isso porque é possível observar que a interpretação dos textos e do mundo tem sido cada vez mais cobrada, tanto no âmbito profissional quanto escolar.
Algumas atividades objetivam observar como se dá a construção de pensamento e raciocínio do indivíduo diante de uma situação atípica. Da mesma forma, observa-se que nas provas de vestibular é cobrada cada vez mais a interpretação de textos, sejam eles enunciados matemáticos ou relacionados às humanidades.
E são para essas situações que preparamos nossos alunos! Nossas aulas de ginástica para o cérebro envolvem novidade, variedade e desafio crescente para que todos estejam preparados para qualquer situação.
Necessidades do futuro
Especialistas em recrutamento e tendências já elencam como uma das características mais valorizadas daqui para frente a criatividade e capacidade de resolver problemas. Em um mundo tão complexo, quem não gostaria de ter uma mente mais criativa para lidar com os problemas da vida?
Uma mente mais atenta e ágil apresenta melhor capacidade de processar informações. “A estimulação cognitiva correta melhora o desempenho, desenvolvendo concentração, raciocínio lógico, criatividade e perseverança. Há também grandes benefícios comportamentais como o desenvolvimento da segurança e autoestima o que vai ser fundamental para os estudantes nos próximos anos”, alertou a especialista.
É preciso ensinar a pensar
Apresentar novos caminhos para o conhecimento e melhorar o processo de aprendizagem são propostas do Método SUPERA – rede pioneira em ginástica para o cérebro e estimulação cognitiva no Brasil.
Por meio de exercícios que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente, o SUPERA oferece a milhares de alunos no Brasil a possibilidade de ampliar o desenvolvimento do cérebro, possibilitando maior capacidade de raciocínio, performance, melhora no desempenho escolar, memória e desenvolvimento pessoal.
Frequentar aulas, realizar provas, fazer simulados. Essa é a rotina de milhares de jovens espalhados pelo país. Mas e quando o aluno encontra dificuldades no processo de aprendizado?
Busca-se alternativas as mais variadas: professores particulares, vídeo aulas e, dentre as mais eleitas e já comentada, reforços escolares, uma opção que, por apresentar resultados imediatos, coloca-se como a melhor das escolhas.
Mas e se eu te dissesse que é possível ir além? Que existe um método que ultrapassa os limites do básico e desenvolve capacidades que ajudarão seu filho para necessidades a médio e longo prazo? Essa é a filosofia do Método SUPERA!
“Quando estimulamos nosso cérebro da maneira correta fortalecemos a capacidade de memorizar e aprender coisas novas, o que, consequentemente influencia nossa vida pessoal e profissional. A estimulação cognitiva é a resposta para milhões de crianças neste momento, que precisam despertar o seu cérebro e a vontade de estudar e aprender”, concluiu Patrícia Lessa.
Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Preencha o formulário no final dessa página e agende uma AULA DEMONSTRATIVA.
Se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos através das redes sociais abaixo.
Você quer conhecer melhor o Método SUPERA?
Fale conosco AGORA MESMO pelo Whatsapp!
Sobre o Autor
0 Comentários